Como escrever posts otimizados para SEO para seu Blog

Quer aprender como escrever posts otimizados para SEO e se destacar nos sites de busca? 

“A propaganda é a alma do negócio!” Essa máxima sempre apontou a importância da divulgação dos produtos ou serviços para atingir sucesso em uma empresa. Contudo, com a modernização dos meios digitais, só ter uma boa divulgação não basta, você precisa aparecer primeiro!

Uma das melhores maneiras de fazer isso é manter um blog em seu site. A otimização do seu conteúdo começa logo no planejamento, toda a estrutura do texto é pensada e desenvolvida com o objetivo de se destacar nas SERPS (Search Engine Results Pages).

Confira abaixo como escrever posts otimizados para SEO e aparecer na primeira página dos resultados das ferramentas de busca.

Como escrever Posts Otimizados para SEO

Personas

Pense em quem é seu público. As personas são personagens fictícios que representam as principais características de um cliente que você busca alcançar. Quanto mais você conhecer seu público-alvo, mais fácil será criar personas assertivas. Quem são? Quais são seus objetivos? Quais os obstáculos? Responder essas perguntas te permite determinar o tipo de linguagem e qual solução vai compor seu conteúdo.

Keywords

As Keywords são termos relevantes que os sites de busca utilizam para ajudar os usuários a encontrar as informações quem buscam. Cada post deve conter Palavra-chave principal, palavras-chave secundárias, palavras-chave relacionadas e/ou perguntas. Quanto mais específicas, mais chances que seu conteúdo chegar exatamente para a pessoa que busca a solução que você oferece. Por exemplo:

  • Palavra-chave Primária: “Adestramento”
  • Palavra-chave secundária: “Adestramento de filhotes”, “Adestramento de serviço”
  • Palavras-chave relacionadas: “Treino de obediência” “Adestrador de cães”
  • Perguntas: “Quando começar o adestramento?” “Quanto custa um adestramento”

Existem várias ferramentas que podem te ajudar a encontrar palavras-chave de qualidade, por exemplo o Google Trends, Ubersuggest ou o Semrush.

É preciso utilizar as palavras-chave de maneira estratégica a fim de evitar o que é conhecido como Keyword Stuffing, que nada mais é que o uso excessivo da palavra-chave, o que penaliza seu rankeamento.

Título e subtítulos para Otimização de SEO

Utilizar título e subtítulos é primordial para melhorar o posicionamento do seu blog.

Um bom título deve resumir todo o conteúdo do post, despertar a curiosidade, possuir a sua palavra-chave e conter no máximo 60 caracteres, esse último ponto é muito importante para que o título apareça por completo nos resultados de pesquisa.

Já os subtítulos, além de facilitar a navegação pela página e a leitura, são a oportunidade perfeita para a inclusão das palavras-chave secundárias, relacionadas e as perguntas. Os algoritmos de busca respeitam a hierarquia dos títulos e subtítulos, te posicionando melhor nos resultados.

Conteúdo para Posts

Como escrever Posts Otimizados para SEO

O tamanho do texto também é importante para conseguir um bom ranking de SEO. O número de palavras varia em cada segmento, no geral, a média costuma ser entre 1500 e 2000 palavras. O ideal é sempre se manter atualizado no que os seus concorrentes estão produzindo no mercado e tentar se manter acima da média.

O conteúdo longo, por vezes, cria a percepção de qualidade por abordar o assunto com mais profundidade que o conteúdo curto, pelo menos em teoria.

Por outro lado, o número de palavras só será um diferencial se o tema for apresentado com excelência.

Utilize Links

Para uma boa otimização de SEO, existem basicamente dois tipos de links que você pode usar nas suas publicações, Links Internos e Links Externos.

Links Internos.

É essencial que seu público permaneça o máximo de tempo possível no seu site. Para isso, você pode utilizar uma rede de links, ou linkbuilding. Os links internos levam o cliente em potencial para outras áreas do site, como uma página de vendas de produtos ou contratação dos serviços que você oferece.

Outro exemplo interessante é utilizar um link que leve para outro artigo do seu blog. Por isso, é preciso manter uma frequência de postagens de qualidade, assim com o tempo, a rede de links vai se formando naturalmente.

Vale lembrar que a atualização do blog, também é uma variável para um bom ranking de SEO.

Links Externos

Os Links externos são aqueles que direcionam para fora do domínio da sua página. Dados informativos, pesquisas, estudos ou artigos de especialistas podem ser uma opção e ajudam a dar credibilidade aos argumentos.

Outra opção é direcionar para as suas redes sociais ou sites que apresentem depoimentos positivos sobre sua empresa.

Posts Otimizados para SEO para seu BLOG

Postagens em Multimedia

Além de um layout bonito, para produzir Posts Otimizados para SEO você utilizar imagens, áudios e vídeos podem tornar seus posts muito mais atrativos. Além de quebrarem grandes blocos de texto, os arquivos de multimedia ajudam a proporcionar uma experiência mais agradável, auxiliando no entendimento do texto e tornando a navegação mais intuitiva.

Jakob Nielsen, Ph.d e cofundador da Nielsen Norman Group, uma empresa americana de consultoria em interface e experiência do usuário, aponta em seu estudo que os visitantes raramente leem um artigo longo por inteiro, pelo contrário, procuram pela resposta dos seus problemas pelos títulos, subtítulos e imagens.

A otimização de SEO nesse caso fica por conta do gerenciamento dos processamentos destes dados. Utilizar ferramentas para comprimir os arquivos de imagem ou vincular sites de streaming como o Youtube para não impactar negativamente o carregamento da sua página.

Otimização das Meta Tags

As Meta Tags são elementos de texto criadas em HTML, que não aparecem diretamente no site, porém fornecem dados importantes para as ferramentas de pesquisa que facilitam a identificar do que se trata o site. Com isso,

Existem diversos tipos de tags como dados do autor, tipo de conteúdo, linguagem, entre muitos outros. Dentre todas, as duas tags mais importantes são a meta-title e a meta-description, e a razão é muito simples, essas são as principais informações que aparecerão no resultado da pesquisa!

Veja abaixo:

Metatitle e meta description
  • O meta-title é a primeira informação que um pesquisador vai encontrar nas buscas, é o que vai chamar atenção para seu site.
  • Já a meta-description é o que convida o pesquisador a clicar no seu site, é uma descrição rápida da solução para a questão que ele procura.

Biografia do Autor

Alguns buscadores, a exemplo do Google, possuem guidelines com parâmetros de qualidade para avaliar se uma página oferece valor real aos usuários.

Neste caso, o Google usa os pilares EEAT – sigla que significa Experience, Expertise, Authoritativeness, Trust (em português se traduz em Experiência, Especialização, Autoridade e Confiança).

Logo, a assinatura do autor com biografia no final da postagem apresenta dois itens importantes para o ranking, expertise e experiência. Isso quer dizer que, voltando ao exemplo anterior, se você é um profissional adestrador certificado com anos de experiência, tem mais probabilidade de o Google recomendar seu conteúdo.

Conclusão

Escrever posts otimizados para SEO em seu blog pode ser o que faltava para destacar seu site no mercado atual. Para isso, é essencial conhecer bem o público que você deseja atingir, escolher as palavras-chave com estratégia e unir informações de qualidade com o tamanho do post ideal.

Tantas ferramentas podem ser intimidadoras a princípio. Precisa de uma parceria para produzir conteúdos e se destacar nas pesquisas? Entre em contato com a gente!

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